è ESTATÍSTICA
Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,
criado em 2007,
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), formulado para medir a qualidade do
aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que
possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de
dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de
melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa
de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames
aplicados pelo Inep. Os
índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado
anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Pisa - Programa Internacional de Avaliação de
Estudantes é uma iniciativa de avaliação
comparada, aplicada de
forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino
fundamental na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o
término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O Pisa é
coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo uma
coordenação nacional em cada país participante. No Brasil, a coordenação do Pisa é responsabilidade do
Inep.
Para que serve: O objetivo
do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da
educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do
ensino básico. A avaliação procura verificar
até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens
para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.
As avaliações do Pisa
acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática
e Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase
em cada uma dessas áreas. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática;
e em 2006, Ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o foco
novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, novamente Matemática; e
em 2015, Ciências. Em 2015 também foram inclusas as áreas de Competência
Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.
Além
de observar tais competências, o Pisa coleta informações para a elaboração de
indicadores contextuais que possibilitam
relacionar o desempenho dos alunos a variáveis demográficas, socioeconômicas e
educacionais. Essas informações são coletadas por meio da aplicação de
questionários específicos para os alunos, para os professores e para as
escolas.
Os
resultados desse estudo podem ser utilizados pelos governos dos países
envolvidos como instrumento de trabalho na definição e refinamento de políticas
educativas, tornando mais
efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na
sociedade.
Referências:
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