Notícias

Nenhum texto alternativo automático disponível.


A Universidade Federal do Sul da Bahia, sediará o I Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia, com o tema central: Educação e Formação Interdisciplinar em Saúde da Família, que reunirá pesquisadores, profissionais de saúde do SUS, professores e estudantes da Região e do país, em torno de relevantes temas de discussão e debate:
Eixo A – Redes de Atenção em Saúde da Família e interdisciplinaridade
Eixo B – Educação Permanente em Saúde da Família: pedagogias, metodologias, saberes e práticas.
Neste sentido, o I Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia tem o propósito de discutir e debater (refletir) os problemas enfrentados, os desafios atuais e as propostas desde o âmbito da educação e formação interdisciplinar para o trabalho nas redes de atenção em saúde da família e o trabalho em equipe nas redes de atenção à saúde, visando ser um espaço possível de encontro de redes de apoio e diálogos de educação e formação permanente em saúde, com base no ensino problematizador que pertence ao universo das experiências e das vivências de quem aprende aprendendo, refazendo e desfazendo.

Estão todos e todas convidados!!

Atenciosamente, 

Comissão Organizadora
Mestrado Profissional em Saúde da Família 
Universidade Federal do Sul da Bahia


_______________________________________________________________________

Após algumas dúvidas, resolvemos refazer nosso quadro explicativo para melhor compreensão de todos. 😲 Vamos também explicar passo a passo. 
Vem com com a gente 👂 👀

1 - O ingresso na UFSB se dá através do ENEM
2 - Com a nota do ENEM, você pode se inscrever no SiSU ou aguardar a Seleção ABI, que é através de Edital da universidade, que, nesse ano, ainda não foi lançado.

3 - Se você optar pelo SiSU, precisará escolher entre entrar em um BI (Bacharelado Interdisciplinar) ou pela ABI (Área Básica de Ingresso).
4 - Optando por um BI: você fará a escolha entre artes, ciências, humanidades e saúde. A duração desses cursos é de 3 anos.
5 - Optando pela ABI: você fará um ano de formação geral e, após a conclusão, optará por um BI ou uma LI. A duração desses cursos é de 3 anos.
OBS: Tanto no BI quanto na ABI, os estudantes cursam a Formação Geral. A diferença é que na ABI o estudante ainda não fez a opção do seu curso.
6 - Ao finalizar o 1º ciclo, você tem duas possibilidades:
a) Ir direto para o 3º Ciclo e cursar uma pós ou
b) Cursar um curso de 2º Ciclo
7 - Os cursos de 2º ciclo são cursos profissionalizantes, como Direito, Engenharias e Medicina. Cada curso de 2º ciclo tem uma duração diferente.
Ufa! Se mesmo depois dessa explicação você ainda não entendeu, não tem problema! Chama a gente por inbox que estamos online até às 17 horas! 
Nenhum texto alternativo automático disponível._____________________________________________________________
No dia 02 de dezembro do ano corrente, a Universidade Federal do Sul da Bahia participará da realização da VII Feira de Estágio. Trata-se de uma iniciativa do IEL com o Fórum de Estágio, que é uma instância consultiva presidida pelas universidades, faculdades, escolas de ensino médio e técnico de Ilhéus e Itabuna que se reúnem para articular ações referentes a estágio, promovendo ambientes de discussão sobre os temas estágio e educação e assessorando instituições de ensino, empresas, agentes de integração e estudantes sobre assuntos referentes a estágio. A UFSB compõe o Fórum e participou das duas últimas edições da Feira de Estágio.
Nesse ano, a vice-decana do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do campus Jorge Amado, Gilmara dos Santos Oliveira, representará a Universidade na mesa de abertura. Além disso, a UFSB contará com um estande no núcleo de exposição da Feira, com apresentação dos cursos de 1º, 2º e 3º ciclo da universidade e do modelo pedagógico adotado pela instituição.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
______________________________________________________________


No dia 16 de novembro de 2017, extrativistas da RESEX do Cassurubá, comerciantes de pescado, moradores de Caravelas, gestores e pesquisadores se reuniram na base do CEPENE/ICMBio em Caravelas para o lançamento do aplicativo para smartphone Remar_Cidadão, da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR. Este aplicativo de “Ciência-Cidadã” permite que qualquer pessoa registre facilmente ocorrências de andadas reprodutivas de caranguejo-uçá e de guaiamum, em qualquer ponto do litoral brasileiro, e tem o apoio do

ICMBio.
A REMAR, coordenada pela Dra. Karen Diele, da Edinburgh Napier University e St Abbs Marine Station, Grã Bretanha, e pelo Dr. Anders Schmidt, da Universidade Federal do Sul da Bahia, com colaboradores de outros universidades (UEAP, UFPA, UEPB, UFS, UFSB, UFES, UFPR e UFSC) e do próprio ICMBio (RESEXMAR Soure), já atua em nove locais do Brasil, principalmente nas Unidades de Conservação. Agora, com o auxílio do Remar_Cidadão, co-desenvolvido com estudantes de informática da Edinburgh Napier University, a REMAR poderá contar com a colaboração de coletores de caranguejo, comerciantes, gestores de unidades de conservação, fiscais e cidadãos em geral.
Esta “força-tarefa” para compreender completamente as andadas de caranguejos tem uma motivação especial. Durante as andadas, milhares de caranguejos de manguezal saem em massa de suas tocas para procurar companheiros para acasalamento. Justamente neste período reprodutivo, essencial para a perpetuação das espécies, os caranguejos ficam mais vulneráveis e podem ser facilmente capturados por qualquer pessoa, mesmo não profissionais.
O REMAR_Cidadão é um aplicativo Android e pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store (“REMAR Cidadão” ou “REMAR”). Dentro do aplicativo o usuário poderá optar pelo REMAR Básico, o mais simples de usar, e o REMAR Avançado, que permite fornecer informações mais detalhadas. As informações são enviadas diretamente para um banco de dados da REMAR para serem analisadas e serão disponibilizadas para os participantes através de um website ainda em construção.
______________________________________________________________________

No dia 16 de novembro, ocorreu a 5ª edição do “Acolhendo a melhor idade”. Trata-se de uma atividade de extensão de Educação em Saúde com o objetivo de proporcionar aos idosos momentos de lazer, bem-estar e socialização. A UFSB já vem atuando desde da 4ª edição.
Esse tema é bastante relevante, considerando que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, que requer a atenção para adoção de estratégias de educação e saúde que permitam alcançar uma longevidade com melhor qualidade de vida e ocupação de seu tempo livre para esse público. O idoso apresenta características peculiares quanto à apresentação, instalação e desfecho dos agravos em saúde, traduzidas pela maior vulnerabilidade a eventos adversos, necessitando de intervenções multidimensionais e multissetoriais com foco no cuidado com foco no cuidado e na manutenção de uma boa qualidade de vida e autonomia.
______________________________________________________________________

Nos dias 16 e 17 de novembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia participou do I Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior – FBGA, representada pela Coordenadora de Sustentabilidade, Valerie Nicollier. O evento foi uma iniciativa da Coordenação de Meio Ambiente da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA e aconteceu em Salvador, no Campus de Ondina.
O evento contou com a participação efetiva de aproximadamente 15 universidades, sendo que cada uma apresentou suas ações na área da sustentabilidade. A Coordenadora de Sustentabilidade da UFSB apresentou o trabalho intitulado “UFSB Sustentável” que, a partir da discussão de conceitos e práticas, procurou mostrar como vem sendo estruturada a Política de Sustentabilidade da UFSB.
Na sexta-feira (17), à tarde, os representantes de seis instituições de ensino superior (UFBA, UFRB, UFOB, IFBA, UNIVASF e a UFSB) criaram o Fórum Baiano de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior, uma instância permanente que visa promover o trabalho em rede, integração e comunicação entre as universidades no contexto da sustentabilidade. O Fórum se reunirá anualmente e ficou decidido que a UFRB iria sediar o próximo encontro em 2018.
___________________________________________________________________________________
Já conhece a página do Centro de Formação em Ciências Ambientais? Lá, você pode saber um pouco mais sobre os cursos de segundo Ciclo, como Oceanologia e Ciências Biológicas, além de entender sobre o Centro de Formação, conhecer seu corpo docente e ver as parcerias já realizadas.
Confira tudo no link: http://www.ufsb.edu.br/parcerias/


______________________________________________________________________
Um grupo de aproximadamente 50 estudantes saem do Sul da Bahia e dos campi da UFSB hoje (29) em direção a Belo Horizonte. Na programação da viagem acadêmica estão importantes roteiros para os estudantes das Artes, como o museu Inhotim e o Festival de Cinema ForumDoc. O grupo retorna dia 04/12 e será acompanhado do prof. Augustin de Tugny, que liderou a organização da viagem.
Na viagem, os estudantes poderão participar de diversas atividades como Seminário “os fins neste mundo – imagens do antropoceno”, Forum-doc no Palácio das Arte Sonar – o grivo na Funarte, a exposição Ex Africa no CCBB e Os negros – teatro na Funarte.


________________________________________________________________


18/09/2017

"Justiça Federal autoriza psicólogos a tratar LGBTs como doentes."



O avanço do conservadorismo está ferindo Direitos, onde o preconceito sobre grupos, classes, etnias, gêneros, passa a ser manchete corriqueira e ganha ares de "normalidade"... #ResistemLGBTs 


Na próxima segunda-feira (18), acontecerá o I Saberes e Práticas na Gestação, no campus Jorge Amado. O evento, que é voltado a professores, estudantes, gestantes, profissionais da área da saúde, terá Oficinas e Mesas redondas que discutem, em uma abordagem multiprofissional, alguns temas relacionados a importância do pré-natal e do aleitamento materno, aspectos clínicos, psicológicos e sociais da gestação, bem como os cuidados necessário com os recém-nascidos.
O evento acontecerá das 9 às 17 horas e sua se inscrição é gratuita e acontecerá no dia, presencialmente, às 9 horas na Reitoria.
O I Saberes e Práticas na Gestação faz parte do Componente de Semiologia/ Propedêutica dos problemas de Saúde na Gestação, ministrado pela professora Maria Luiza Caires Comper, e foi organizado por estudantes do BI de saúde da UFSB – CJA
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL (BRASIL- QUEBEC) 
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTEREPISTÊMICAS
Portal


Segundo o site oficial da UFSB, podemos concluir que tal evento trata-se:

"O III Seminário Internacional (Cooperação Brasil-Quebec), intitulado Diversidade e Educação Inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas, objetiva promover a análise de políticas educativas e de práticas metodológicas inovadoras de promoção da inclusão e da igualdade na diversidade em ambiente escolar. O evento ocorrerá no Auditório Monte Pascoal do Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e se constitui de dois momentos:
O primeiro momento ocorrerá das 18h às 22h, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro. Você poderá participar das conferências de abertura e das mesas-redondas pessoalmente no Campus Sosígenes Costa ou através da transmissão em tempo real para os outros campi da UFSB. Ambas modalidades (presencial ou meta-presencial) darão direito a certificação como ouvinte (mínimo de dois dias de participação).
O segundo momento ocorrerá no dia 2 de setembro, das 14h às 18h30, ainda no Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Neste momento você poderá apresentar a sua pesquisa ou o seu relato de experiência sobre inclusão e diversidade em educação, através de duas modalidades de participação: 1) apresentação de pôster (estudantes de graduação) ou 2) apresentação de comunicações orais (demais participantes). As atividades desse dia exigirão sua presença em Porto Seguro.

Objetivos:
São objetivos específicos do evento:
  1. Avaliar conhecimentos e práticas inclusivas, interculturais e inovadoras em educação, em uma perspectiva comparativa Brasil-Quebec;
  2. Difundir pesquisas sobre educação intercultural, inclusiva e sobre a diversidade, realizadas no Brasil e no Quebec;
  3. Analisar as experiências dos cursos de formação de professores e de gestores educacionais atuais e seu aporte para uma formação docente atenta para a promoção da diversidade e da inclusão;
  4. Promover a interlocução dos saberes científicos e com as práticas extramuros da escola que valorizam a inclusão e a diversidade;
  5. Identificar possibilidades de realização de pesquisas conjuntas bilaterais, articulando pesquisadores, estudantes e profissionais na área de educação, para a composição de novas redes de conhecimento com a participação de interessados no estudo da diversidade e da inclusão;
  6. Contribuir para a consolidação do recém instaurado Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia, estimulando a criação de oportunidades de planejamento e a divulgação de pesquisas e promovendo a sua inserção mais qualificada na comunidade acadêmica local, nacional e internacional. A terceira edição do Seminário se dirige a estudantes da graduação e pós-graduação, a pesquisadores, a professores da educação básica e superior, aos gestores escolares e aos representantes de coletivos diversos, atuantes em movimentos sociais.

Histórico:
A cooperação Brasil-Québec, que se consolida desde os dois seminários anteriores, focaliza em questões de ordem teórica e prática em contextos educativos e sociais distintos para possibilitar o diálogo entre diferentes abordagens epistemológicas do problema da diversidade na educação,  nos contextos brasileiro e quebequense.
A abordagem comparativa se justifica ainda em função do Brasil e do Quebec terem experiências complementares, no campo da educação, para a abordagem das diferenças entre grupos e na forma como se constróem as relações de desigualdade e exclusão na escola.
  •    I Seminário – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2-4/06/2015. Objetivo: reunir pesquisadores que desenvolviam pesquisas e atuavam na formação e no ensino sobre imigração e a diversidade social, etnocultural, religiosa, cognitiva, física, motora e linguística junto aos professores.
  •    II Seminário – Universidade do Quebec em Trois Rivières – Canadá, 24-27/05/2016. Objetivo: enriquecer a compreensão dos desafios vividos em termos de formação docente para a diversidade, tanto no Brasil, como no Québec."

__________________________________________________________________________


Aprovado piso de 75% para cotas 
(no quadro de vagas para 2° Ciclo):

"Na reunião do Conselho Universitário desta sexta-feira, dentre outras pautas, estava a deliberação sobre o percentual de reserva de vagas para modalidades de políticas afirmativas, valendo para as vagas a serem ofertadas no processo seletivo para os cursos de 2º ciclo. 
Após uma discussão intensa, a proposta do piso de 75% de vagas para as modalidades de cotas (previstas na Lei Federal 12.711/2012) foi aprovada por 15 votos a favor e 3 abstenções.

Na mesma reunião, outros temas foram apreciados, com a aprovação da resolução que institui a Comissão de Políticas de Sustentabilidade da UFSB e do Regimento do Conselho Estratégico Social. A regulamentação da Estrutura de Gestão Acadêmica teve sua votação adiada para a próxima sessão do Consuni.
Acompanhe as reuniões do Conselho Superior Universitário por webconf: http://webconf2.rnp.br/conselhos_ufsb "






A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tela e área internaA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário