PLÁGIO
O enfoque do
texto tomado como base para a realização desta atividade volta-se para aspectos
sobre plágio acadêmico, sendo
este caracterizado por situações nas quais um determinado aluno “retira, seja de livros ou da Internet, ideias,
conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar
o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa”, se encontra também no
documento informações sobre a definição sobre o plágio integral, parcial e
conceitual. Dessa maneira, a cartilha traz para os leitores um esclarecimento
sobre a importância de apresentar a verdadeira
fonte dos conteúdos apresentados, fortalecendo a legitimação dos direitos
autorais e da respectiva propriedade intelectual expressada. A cartilha faz citação também aos Códigos de caráter Civil e
Penal inclusos na Constituição Federal que são destinados a assegurar e proteger as obras acadêmicas,
evitando assim crimes contra o direito autoral ou de falsidade ideológica.
Dessa forma, sugere-se no texto algumas situações alternativas capazes de
evitar tal transtorno, sobretudo, procurar
escrever sempre com suas próprias palavras, e caso surja necessidade de
fundamentar uma ideia alheia, apresentá-la por meio de citações, dando os
créditos autorais devidos. Por fim, o embate ao plágio acadêmico é muito
importante, e as pessoas que estão inseridas neste cenário precisam utilizar ferramentas
capazes de coibir esta prática e retificar tal inconveniência presente na sociedade acadêmica nacional, fortalecendo assim
o respeito entre as pessoas.
Ø REFERÊNCIA:
·
http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf
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