CC - Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Educação - Profª Wilza Karla (2018.1)


PLÁGIO




O enfoque do texto tomado como base para a realização desta atividade volta-se para aspectos sobre plágio acadêmico, sendo este caracterizado por situações nas quais um determinado aluno “retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa”, se encontra também no documento informações sobre a definição sobre o plágio integral, parcial e conceitual. Dessa maneira, a cartilha traz para os leitores um esclarecimento sobre a importância de apresentar a verdadeira fonte dos conteúdos apresentados, fortalecendo a legitimação dos direitos autorais e da respectiva propriedade intelectual expressada. A cartilha faz citação também aos Códigos de caráter Civil e Penal inclusos na Constituição Federal que são destinados a  assegurar e proteger as obras acadêmicas, evitando assim crimes contra o direito autoral ou de falsidade ideológica. Dessa forma, sugere-se no texto algumas situações alternativas capazes de evitar tal transtorno, sobretudo,  procurar escrever sempre com suas próprias palavras, e caso surja necessidade de fundamentar uma ideia alheia, apresentá-la por meio de citações, dando os créditos autorais devidos. Por fim, o embate ao plágio acadêmico é muito importante, e as pessoas que estão inseridas neste cenário precisam utilizar ferramentas capazes de coibir esta prática e retificar tal inconveniência presente na sociedade acadêmica nacional, fortalecendo assim o respeito entre as pessoas.


Ø  REFERÊNCIA:

·         http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf

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